• Ana Paula Brasil

Segurança e conforto – quem não gostaria de estocar estes itens na dispensa?!


Para quem tinha alguma dúvida, 2020 deixou bem claro: não estamos no controle de quase nada! Ainda que façamos planos, que pensemos sobre nossas escolhas, que nos esforcemos para manter as coisas em seu devido lugar, a vida tem e toma seus próprios rumos. Uma coisa é certa, uma hora ou outra, atravessaremos uma área de turbulência. Ela pode vir como uma pandemia, a saída de um emprego, o fim de um relacionamento ou mesmo com a perda de alguém querido. Saindo da dualidade de legitimar ou desmerecer a nossa própria dor, podemos refletir que da mesma forma que a impermanência é a natureza da vida; muitas vezes, ela nos deixa sem saber como e em qual direção devemos caminhar.


Sem dúvidas, compreender a vida como uma sucessão de experiências passageiras, orquestradas por leis que fogem ao nosso controle, direciona o nosso olhar para o que realmente importa. Estaria a vida nos objetivos que alcançamos ou na experiência de cada passo que nos leva a realização? O entendimento da vida como processo, sempre poderá levar a gente ao próximo passo. A percepção de que as mudanças são inevitáveis e que até as nossas próprias escolhas nos geram desconfortos e cansaços, pode nos motivar a conhecer um pouco sobre as filosofias indianas e seus caminhos de libertação. Quem sabe um olhar mais profundo para o que está acontecendo do lado de dentro nos revele às raízes do sofrimento e possa frear nossa busca incessante por satisfação?!



Muitas vezes, temos a falsa impressão de que coisas externas podem garantir nosso bem-estar e atrelamos nossa felicidade ou sucesso a conquistas materiais, profissionais ou até mesmo a status de relacionamento – o que nos leva a um estilo de vida hostil, pautado em competição, exploração, acúmulo e medo. No entanto, em momentos de turbulência onde as estruturas aparentemente seguras começam a ruir, somos obrigados a parar e procurar outra direção.




Se, do ponto de vista externo, tudo é transitório, apenas no ambiente interno, onde experimentamos a vida e todo o seu sabor, é possível cultivarmos segurança, conforto e equanimidade; uma vez que não podemos controlar as circunstâncias externas, mas podemos refletir sobre como agir perante elas. Manter o nosso ambiente interno seguro e acolhedor nos dará clareza e força para atravessarmos as circunstâncias desafiadoras das nossas jornadas -- por isto, a necessidade de desenvolvermos nossas capacidades físicas, emocionais e mentais continuamente, através de práticas de autoconhecimento e consciência espiritual. A prática regular das técnicas do Yoga nos ajuda a cultivar estas qualidades, oferece ferramentas para atravessarmos momentos de crise e nos dá conhecimento para experimentarmos a vida com equilíbrio e plenitude.


Esta reflexão é um convite para você exercitar olhar a vida pelo lado de dentro, com estabilidade e conforto, diante das travessias, partidas e chegadas que 2021 lhe trará!


Espero te encontrar por aqui para cultivarmos juntos sabedoria e Yoga! ♡

Assine a nossa newsletter e receba

todas as novidades em seu e-mail! :)

  • White YouTube Icon
  • White Facebook Icon
  • White Instagram Icon