• Ana Paula Brasil

Ritucharya e Inverno: Como construir uma Rotina de Autocuidado com Ayurveda!

Atualizado: Ago 21



As rotinas sugeridas para cada estação são conhecidas como Ritucharya no Ayurveda e envolvem recomendações terapêuticas, alimentares e comportamentais. É uma rotina integral de atenção e cuidados, baseada em autoconhecimento, consciência e responsabilidade pelas próprias escolhas. Tanto para o Yoga quanto para o Ayurveda, cultivar saúde e autoconhecimento são pré-requisitos para vivermos com propósito e plenitude.


No inverno, a natureza descansa em suas próprias raízes e, integrar às nossas atividades diárias, hábitos especiais para atravessar a estação é uma forma de desenvolvermos presença e estabelecermos relações harmoniosas conosco e com tudo que nos cerca.


AJUSTANDO HÁBITOS E RELACIONAMENTOS ÀS ESTAÇÕES


Alimentação, comportamento e relacionamento são as bases fundamentais de qualquer rotina ayurvédica. Seguir as recomendações desta medicina milenar, levando em conta suas particularidades e estilo de vida vai aumentar a sua adaptabilidade e te ajudar a cultivar equilíbrio em cada circunstância. Este conhecimento, com eficácia reconhecida, surgiu da observação dos elementos da natureza, suas diferentes combinações e ações tanto do ponto de vista do universo quanto do nosso corpo e dos demais seres. Embora seja um conhecimento vasto e de grande especificidade, as bases do pensamento ayurvédico integram o funcionamento natural de cada organismo com as leis gerais que regem a natureza - o que torna sua sabedoria acessível e até mesmo intuitiva para qualquer um de nós. Afinal, nós somos natureza e assim como é o macro-cosmo, é o micro-cosmo.


UM CONVITE PARA VIVER O INVERNO


O inverno é a estação da introspecção, do recolhimento. Energeticamente, é o momento de cuidarmos das nossas casas, desde o nosso corpo até o ambiente que habitamos. Se tornar o seu próprio refúgio é a proposta desta estação. Se por um lado, reorganizar armários e prateleiras é um bom começo para abrir espaço, movimentar energias e ajustar a casa para o novo momento; por outro, o corpo também precisa atravessar seu processo de limpeza, reajustes e nutrição. Não é a toa, que o Ayurveda sugere uma espécie de "detox" no início de cada estação e, após isto, uma rotina específica para atender às necessidades do corpo e fortalecer a saúde integralmente.


A primeira coisa a fazer é se observar! O inverno não é o mesmo em todos os lugares e nem todos nós sentimos os seus efeitos da mesma forma. Então, é fundamental se fazer algumas perguntas e tomar um tempo de observação para respondê-las. Não se trata de construir uma resposta com base em como você gostaria de estar ou viver, mas sim de encontrar esta resposta no presente, percebendo-se agora, sem julgamentos. A partir da sua auto-percepção e de como você se relaciona com o todo, alguns hábitos podem ser implementados em sua rotina no sentido de equilibrar forças, potencializar o seu funcionamento e direcionar a sua atitude para o seu bem-estar.


PRIMEIRO PASSO: DESENHANDO O SEU INVERNO


Como esta sendo o inverno na sua cidade? Frio e seco ou frio e úmido? Bem, pode ser que por aí não esteja tão frio, mas haja uma variação de temperatura com relação às outras estações; também pode estar mais chuvoso ou com mais vento. Para ter uma noção do clima em sua cidade, você pode usar o google, mas uma chegadinha na janela ou caminhada ao ar livre, em diferentes horários do dia, pode te dar uma real noção de como está o clima bem no bairro onde você mora.


Depois de observar o clima lá fora, é hora de se incluir no contexto e observar como você está lidando com o clima da estação? Está sentido mais ou menos frio, muita ou pouca vontade de comer, tem bebido água, qual a temperatura das suas refeições? Que tipo de alimento tem te atraído mais? Está se exercitando? Dormido o suficiente? Está com mais preguiça durante o dia ou na hora de acordar?


UM PRESENTE PARA VOCÊ

Para te inspirar em seu exercício de observação e autocuidado, algumas perguntas são muito bem-vindas! Preparei um roteirinho para te ajudar na tarefa: um arquivo bonitinho para você preencher ou usar como referência!

Meu inverno
.pdf
Download PDF • 103KB

Reflita sobre as perguntas e, num momento tranquilo, faça as suas anotações. Estas respostas te guiarão nos próximos passos! :)

LEMBRE-SE: Construir bons hábitos leva tempo e requer auto-observação! É importante respeitar o seu ritmo, reais possibilidades e dar um passo de cada vez.

_Vamos juntes?!


ACOMPANHE OS OUTROS POSTS DA NOSSA SÉRIE DE INVERNO!

- Ayurveda e Alimentação: Como nutrir o seu corpo no inverno?


♡♡♡♡♡